quarta-feira, 3 de junho de 2015

Cozinhando uma Sopa de Cebola... sem cebola



Depois de um longo inverno, segue uma nova postagem, dessa vez um pouco inusitada.  Atendendo a alguns pedidos vou postar a receita da sopa de cebola cuja foto publiquei ontem no Facebook e ilustra esse post.

Sopa de Cebola

Abra uma cerveja para inspiração.  A seleção de ontem trouxe 2 garrafas de Baden Weiss.

Parte líquida (e isso ainda vai fazer sentido mais para frente):

1/2 litro de água (Por pessoa)
1 Cebola média para grande cortada em rodelas finas (Por pessoa)
1 tablete de caldo de carne (Por pessoa)
Sal Rosa do Himalaia (não temos mais sal normal em casa) em quantidade aleatória
Pimenta do Reino moída na hora em quantidade igualmente aleatória.

Cozinhar tudo junto até parecer pronto (o cheiro costuma ser um indicador mais confiável que a aparência), acenda o forno para pré-aquecer (também fará sentido no futuro).
Uma vez que isso tudo esteja pronto seguimos para a segunda etapa...

Terrinas individuais que possam ir ao forno (aquele que você deixou pré-aquecendo)
Forrar o fundo com queijo (prefiro muzzarela, em fatias grandes para diminuir o trabalho, mas já usei queijo prato antes).
Completar até a metade da terrina com a sopa de cebola
Incluir uma fatia mais grossa, ou duas mais finas de pão italiano
Completar a terrina com a sopa e cobrir a terrina com queijo muzzarela também.
Queijo ralado por cima para gratinar e dar acabamento na apresentação.
Levar ao forno até derreter o queijo que está cobrindo a terrina / gratinar os queijos na superfície (o tempo e temperatura também nunca foram controlados).

Para fazer a versão infantil "Sopa de Cebola sem Cebola" que não deu certo e foi rejeitado na primeira tentativa é só tomar o cuidado de não pegar as rodelas de cebola quando for pegar a sopa.

Não tenho certeza de quanto pode ajudar essa receita.  Existe uma grande número de indeterminações nos tempos e quantidades dos ingredientes, mas foi assim que eu acabei me acostumando a cozinhar de ver o meu pai na cozinha, frequentemente, aos fins de semana.

Na música temos um recurso conhecido como Coda.  Uma nota que soa por tempo indeterminado e não necessariamente respeita as regras da composição.  Esse recurso deve ser um dos recursos instrumentais mais representativos do ponto de vista expressão.  Um ponto de indeterminação e personalidade ao tocar que acabo usando na minha culinária.  Um dos mais importantes versos nessa música instrumental.

E com isso "Winter is Coming" e sei lá mais quanto tempo se passará sem eu postar por aqui.  Mesmo assim estou toda semana nas minhas colunas no Leitor Cabuloso e por hoje é só!





Nenhum comentário: